♥ italian glamour

A Cidade das Artes, na Barra da Tijuca apresenta a exposição Italian Glamour, que mostra um panorama da moda italiana do pós-guerra até os dias de hoje.



A exposição mostra peças da coleção de Enrico Quinto e Paolo Tinarelli. Peças do acervo deles também estão expostas em Londres, no Victoria and Albert Museum.



A assinatura Made in Italy se tornou sinônimo de excelência, estilo e originalidade na moda a partir da década de 50. Foi nesta época  que nomes como Emilio Pucci e Emilio Schuberth revolucionaram no campo da moda, ao invés de copiar os modelos parisienses, como era usual na época.


Desde então, o design prático e elegante da Itália chamou a atenção do mundo e virou referência internacional. Nomes como Valentino, Dolce & Gabbana, Gucci, Giorgio Armani, Gianni Versace, Roberto Cavalli, Prada, Fendi e Moschino, além de muitos outros, ajudaram a tirar da França o exclusivo privilégio de ditar as regras do guarda-roupa das mulheres mais sofisticadas do mundo.


A mostra tem manequins flutuando sobre as escadarias da grande sala.


Estão em destaque os vestidos da estilista Irene Galitzine (1973), do estilista Andre Laug (1974) e da grife Valentino (1973), usado por Audrey Hepburn.
A exposição traz algumas surpresas, como modelos usados por Elizabeth Taylor (Valentino - 1971), Liza Minnelli (Capucci - 1985) e Jacqueline Kennedy (Valentino - 1967).
Está exposto um vestido usado por Ava Gardner (Irmãs Fontana - 1956).
Também está exposto o conjunto usado pela Lady Diana (Moschino - 1993).
Há na mostra um vestido usado pela cantora Beyoncé (Giorgio Armani - 2003).

Há ainda um modelo usado pela Lady Gaga (Gianni Versace - 1994). O vestido com "alfinetão" fez muito sucesso nos anos 1990, época em que havia uma tendência ao exagero, ao exibicionismo excessivo.
A exposição fica em cartaz até o dia 13/07, de terça a domingo, de 10h às 18h e a entrada é gratuita.

Vale a pena ver também a exposição Ciclo Gente Fina de Cartumuma retrospectiva com os melhores cartuns Gente Fina, de Bruno Drummond, publicados na Revista O Globo, que também está em cartaz na Cidade das Artes.

0 comentários:

Postar um comentário